Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Suspensão de Reintegração de Posse da Areá da Vila Soma em Sumaré SP

Suspensa Reintegração de posse.

Publicado por Fulgencio Ribeiro
há 8 anos

Foi suspensa a reintegração de posse que deveria ser realizada no dia 147/01/2015, da Vila Soma em Sumaré SP, por recurso interposto pela Defensoria Pública do Estado de SP, no julgamento da AC 4085, o Relator Min. Dias Toffoli, pela presidência, assim decidiu

Isso posto, defiro o pedido liminar, para atribuir efeito suspensivo ao recurso extraordinário, suspendendo os efeitos do acórdão recorrido, até julgamento dessa ação cautelar. Determino, em consequência, a suspensão da ordem de reintegração de posse agendada para 17/1/2016. Comunique-se, com urgência, ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Publique-se.

Máxima vênia ao entendimento do Ministro, o julgamento abre mais um precedente para as inúmeras invasões que reiteradamente conseguem no judiciário uma sobrevida, entretanto não se desconhece e não há nenhuma dúvida de que o Estado brasileiro tem falhado na solução dos problemas sociais, principalmente nos direitos fundamentais da dignidade da pessoa humana, constitucionalmente previstos, em especial os direitos sociais relacionados à saúde, educação, segurança, moradia, entre outros previstos no art. da Constituição Federal.

Contudo, essa mesma constituição que garante a inviolabilidade do direito à vida (para falar de um dos fundamentos do recurso utilizado pela defensoria), também garante o direito à propriedade, como exemplificativamente podemos ver no art. da CF. No caso, certamente estamos diante de direitos garantidos constitucionalmente tanto em favor dos recorridos como dos recorrentes, sendo injusto e muito difícil ao Juiz ter de optar por um em detrimento de outro. Mas uma coisa é certa:

A responsabilidade pela solução dos conflitos sociais como o dos autos, cabe ao Estado, mas primordialmente ao Estado administrador (executivo). E não se pode exigir que o particular seja punido pela omissão desse Estado, que garante os direitos na lei, mas não na realidade material do dia a dia.

Origem: SP - SÃO PAULO

Relator atual: MIN. DIAS TOFFOLI

AUTOR (A/S)(ES): DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROC.(A/S)(ES): DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

RÉU (É)(S): MASSA FALIDA DE SOMA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA

  • Sobre o autorFunc. P. Federal Aposentado. MPF
  • Publicações76
  • Seguidores201
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações812
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-reintegracao-de-posse-da-area-da-vila-soma-em-sumare-sp/297209327

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciahá 17 anos

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC 4085 RS XXXXX-6

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)